segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pintas na pele, sinal de alerta!


Bom dia meninas!

Como é bom estar de volta!!!

Passei o ferido de molho, depois de passar por uma cirurgia para retirar 3 pintas que já eram acompanhadas por 3 anos e que agora apresentavam sinais que indicavam a retirada, aliás fica aqui o alerta:
O diagnóstico precoce é muito importante, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura.

  • Todas as "pintas" que sofram modificações (crescimento ou mudança de cor) num curto período de tempo (semanas ou meses);
  • Aquelas que coçam, ardem ou doem;
  • Sinais escuros nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, dentro da boca ou nas mucosas dos genitais;
  • "Pintas" que sangram.
  • Sinais de nascença são tão ou mais perigosos que aqueles que surgem na juventude e podem ser retirados sempre que o resultado estético for vantajoso.
Me preparei para dar andamento a trabalhos que estavam parados, mas não consegui fazer nada devido aos cortes no colo e na barriga, mas agora estou voltando a vida normal, só escrevi sobre isso aqui, mas para servir mesmo como alerta mesmo, fotografei o antes e o depois... Agora é só aguardar o resultado da biópsia!



Tipos frequentes de câncer de pele:

Assimetria: uma metade da pinta é diferente da outra.
B
orda irregular: contornos mal definidos.
Cor variável: muitas tonalidades numa mesma lesão (preta, castanha, branca, vermelha, azulada). 
D
iâmetro: maior que 6,0 mm/ (diâmetro de um lápis).


































Vale lembrar que :

"Pintas" ou sinais escuros são muito freqüentes nos seres humanos e, quanto mais clara a pele e mais sol a pessoa se expôs na infância e adolescência, mais pintas poderá apresentar na fase adulta. Estas pintas escuras podem ser câncer de pele (tipo melanoma). A melhor maneira de prevenir a maioria dos tipos de câncer de pele na fase adulta é evitar queimaduras solares desde a infância, usando filtros solares adequados e procurando sempre a orientação do dermatologista.
Devemos observar e retirar todas as "pintas" que sofram modificações (Regra ABCD - Assimetria, Bordas irregulares, mais de uma Cor e Diâmetro superior a 6mm), aquelas com evolução num curto período de tempo (semanas ou meses); aquelas que coçam, ardem ou doem; sinais escuros nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, dentro da boca ou nas mucosas dos genitais; "pintas" que sangram, ou feridas que não cicatrizam (no dorso do nariz, lábios, bochechas, colo, mãos, etc...). Sinais de nascença são tão ou mais perigosos que aqueles que surgem na juventude e devem ser examinados e retirados sempre que possível.
Em geral, toda "pinta" escura apresenta a possibilidade de se tornar câncer de pele. Felizmente tal transformação ocorre apenas numa minoria delas, o que não significa que devemos ignorá-las. Uma vez que estas lesões estão visíveis e em local de fácil acesso (a pele), isto permite a vigilância constante e sua retirada quando necessária. Algumas "pintas" devem ser retiradas, mas não todas. Devem ser removidas apenas as lesões suspeitas, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes inestéticas. Entretanto, a experiência diz que quando uma pessoa "cisma" com uma "pinta", vale a pena retirá-la e enviá-la para exame anatomopatológico. É bom ressaltar que muitas "pintas" ou sinais podem ser lesões benignas denominadas nevos melanocíticos. Várias outras lesões que surgem na pele podem ser semelhantes aos nevos melanocíticos e devem ser cuidadosamente examinadas. O dermatologista é o profissional qualificado para avaliar se uma lesão realmente deve ou não ser removida, ou biopsiada.


Vocês podem ler mais sobre o assunto no sire do Dr. Drauzio Varella(http://drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-pele/ ).

Canto do Pano Artesanato

9 comentários:

  1. Olá Ana Paula,

    que alívio saber que você acompanhou direitinho assim obterá o resultado perfeito! Obrigada pelos exemplos que postou, já me olhei toda para conferir e, ufa! felizmente não tenho nenhuma pinta parecida!
    Desejo-lhe pronto restabelecimento, descanse por causa dos cortes, é bom não gastar energia.
    Tenha uma semana tranquila.

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula,

    que alívio saber que você acompanhou direitinho assim obterá o resultado perfeito! Obrigada pelos exemplos que postou, já me olhei toda para conferir e, ufa! felizmente não tenho nenhuma pinta parecida!
    Desejo-lhe pronto restabelecimento, descanse por causa dos cortes, é bom não gastar energia.
    Tenha uma semana tranquila.

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia que uma coisa tão simples poderia causar taanto mal. Aqui chamamos de "sinal" , tenho uns parecidos no corpo, ams são pequenos e acho que não poderia ser algo grave, pra mim isso era totalmente normal. Mas agora estou alerta, e obrigada explicou tuudo direitinho' :)

    ResponderExcluir
  4. Oie Ana Paula!
    Adorei conhecer seu blog, encontrei mais cedo por acaso, o nome me chamou a atenção, li algumas coisas e de repente vi esse post sobre os sinais, que também foi super útil para mim, pois quero remover uma pinta marrom do nariz! A princípio é uma pinta comum, pequena, mas mesmo após a remoção se faz biópsia por garantia. O que eu queria saber é como está a tua pele hoje? Ficou cicatriz, marcas? Pelo meu sinal ser no rosto, super aparente, e minha pele ser super frágil e branca demais, tenho preocupação com o depois. Tanto que estou na dúvida se faço com dermato ou cirurgião plástico.
    Se puder responder, agradeço!
    Beijos e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi (gostaria de saber seu nome, pena que não se identificou... rs)
      que bom que te foi útil esta postagem, a intenção é essa...
      Agora, quanto as suas perguntas: também tenho a pele muito fina e sensível, então não ficou muito bom a cicatrização não, fiz com dermato, no hospital, tudo bonitinho e tal, mas não gostei da cicatriz que ficou, comprei todos os cremes que ela me indicou para uma melhor cicatrização, mas nada funcionou muito bem, tive até reação alérgica de alguns, que são bem caros por sinal. Meu marido fez com cirurgião há tempos atrás e achei o resultado bem melhor, não sei se a diferença foi do profissional ou da pele, mas de qualquer forma, achei melhor o acabamento do cirurgião plástico.
      Te desejo boa sorte e gostaria de notícias suas ok
      Beijos e fica com Deus.

      Excluir
    2. oi meu nome é tayara esta aparecendo muitos sinais na minha barriga e eu sinto eles nasendo e coçando é na regiao do seios ate a barriga vc acha q é alguma coisa grave

      Excluir
    3. oi esta aparecendo muitos sinais na minha barriga e eu sinto eles nasendo e coçando é na regiao do seios ate a barriga vc acha q é alguma coisa grave

      Excluir
    4. oi esta aparecendo muitos sinais na minha barriga e eu sinto eles nasendo e coçando é na regiao do seios ate a barriga vc acha q é alguma coisa grave

      Excluir

Olá Amigas(os)!
Bem vindos ao meu Blog!
Vou amar ler um comentário seu,fique a vontade.
Críticas são bem vindas, desde que sejam ditas com educação e sabedoria.
Beijos
Ana Paula Canto